quinta-feira, outubro 10, 2024
InvestimentosO Básico

Como investir em Tesouro SELIC?

Se você já pensou em investir em títulos públicos, mas não sabe por onde começar, este guia é para você. Aqui, vou te mostrar como investir em Tesouro SELIC de forma prática e simples. Isso não é uma recomendação de investimento, você deve sempre entender o tipo de ativo que escolheu e o motivo de investir nele.

Passo 1: Tenha Conta em um Banco ou Corretora Habilitados

O primeiro passo para investir em Tesouro SELIC é ter uma conta em um banco ou corretora que sejam habilitados a vender títulos públicos do governo. Você pode verificar a lista completa de instituições habilitadas no site do Tesouro Direto.

Além de conferir se a sua instituição está na lista, também é importante verificar se há cobrança de taxas para a compra de títulos. Muitas corretoras e bancos não cobram nenhuma taxa para esse investimento. Isso já é uma prática comum. Caso o seu banco ou corretora cobre essa taxa, considere investir por outro lugar. Existem diversas opções e os grandes bancos e corretoras tem esse serviço disponível de graça.

bancos e corretoras habilitados
Sempre verifique se há cobrança de taxa para investir em Tesouro SELIC. Fonte: Tesouro Direto

Geralmente o acesso a títulos públicos não é feito pela opção de investimento e sim por um opção chamada Tesouro Direto, mas isso pode variar em cada instituição. Você também pode encontrar esses títulos na opção de Renda Fixa. Caso não localize, converse com o seu gerente.

Nas corretoras geralmente o acesso ao Tesouro Selic e outros tipos de títulos públicos já está liberado, mas nos bancos às vezes é preciso realizar um cadastro de investidor, antes de ter acesso ao investimento.

Passo 2: Confira o Investimento Mínimo

Depois de escolher sua instituição, é hora de verificar o valor mínimo necessário para investir no Tesouro SELIC. Essa informação pode ser encontrada no site do Tesouro Direto ou diretamente na plataforma da sua corretora ou banco.

No site do Tesouro Direto você pode acessar a opção Títulos e depois Preços e Taxas. Ache o título que você pretende investir e verifique na coluna Investimento Mínimo quanto custa a menor fração do título disponível para investimento. Hoje, no momento que escrevo esse post, o investimento mínimo para o Tesouro SELIC 2029 é R$ 151,19. Esse valor varia quase diariamente, então é importante conferir o valor atualizado na hora de investir.

Tesouro SELIC como Reserva de Emergência

O Tesouro SELIC é uma das opções para quem está montando uma reserva de emergência, por ser um investimento seguro e com baixa volatilidade. Ao escolher entre os títulos disponíveis, o mais adequado para uma reserva de emergência é aquele que tenha a menor taxa pré-fixada menor, que é aquela taxa que aparece depois da SELIC + xx%, o que reduz a variação de valor desse investimento que pode ocorrer com a variação de taxas.

tesouro Selic
Em amarelo, o valor da taxa prefixada para investir em Tesouro SELIC. Fonte: Tesouro Direto

Passo 3: Realize a Compra na Corretora ou Banco

Agora que você já tem uma conta habilitada e sabe o valor mínimo para investir, é hora de fazer a compra, o investimento. Acesse a plataforma de investimentos da sua corretora ou banco, procure pela opção de Tesouro Direto e selecione o Tesouro SELIC que você escolheu.

Informe o valor que deseja investir e finalize a operação. Lembre-se do valor de investimento mínimo e que você pode ajustar a quantidade de títulos conforme o saldo disponível na sua conta.

Após investir em Tesouro SELIC

Depois de concluir a transação, você receberá alguns e-mails do Tesouro Direto confirmando o registro do investimento e a necessidade de enviar dinheiro para a corretora, caso ainda não tenha saldo suficiente. Se o saldo já estiver disponível, o débito ocorrerá automaticamente no dia seguinte. É importante ficar atento para não gastar o dinheiro disponível na conta antes do débito, evitando problemas.

Em alguns bancos e corretoras, depois de dar a ordem de investimento, e antes do débito efetivo, o seu dinheiro fica bloqueado para outras transações, assim você não consegue gastar esse dinheiro com outra coisa. Mas é possível que em alguns lugares isso não aconteça, então fique atento.

Assim que o investimento em Tesouro SELIC for concluído, outro e-mail é encaminhado dizendo que a transação foi liquidada.

Acompanhamento, Taxa de Custódia e Garantia

Você pode acompanhar seu investimento pelo seu banco ou corretora ou também pelo site do Tesouro Direto, acessando com login e senha. No site do Tesouro você consegue acompanhar todos os seus títulos, caso tenha investimentos em mais de uma instituição. Para investimentos acima de R$ 10 mil é cobrada uma taxa de custódia da B3, que equivale a 0,20% do valor investido. Essa taxa é debitada automaticamente no primeiro dia útil de janeiro e de julho e você receberá um e-mail informando o valor a ser pago.

Por fim, é importante destacar que o Tesouro SELIC não tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), pois é um título do governo. Apesar disso ele é considerado um dos títulos mais seguros do país, justamente porque é garantido pelo governo, que tem o poder de emitir moeda, o que pode ter implicações negativas, mas isso é papo para um outro post.

Investir no Tesouro SELIC é um processo simples e seguro, ideal para quem deseja começar a investir ou montar uma reserva de emergência. Se você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de compartilhar este post com amigos que também querem aprender a investir em títulos públicos!

Um abraço e até logo!
Bruna Odppes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *